top of page
  • Foto do escritorMinuano

A importância da mentoria no começo da minha carreira


O término da graduação é um momento chave na construção da carreira. As escolhas que fazemos nesse momento têm impacto por anos em nossa trajetória profissional. Entretanto, por motivos variados, muitos universitários não conseguem ter contato significante com o mercado durante a faculdade, o que dificulta as tomadas de decisão que se fazem necessárias. Nessa hora, em um cenário de inúmeras possibilidades e ao mesmo tempo muito competitivo, eu me perguntava frequentemente: será que estou no caminho certo para atingir meus objetivos?

Contar com a figura de um mentor, e por que não de uma rede de mentores, através da Minuano, me ajudou muito a responder essa pergunta. Eu destaco dois principais diferenciais dessa experiência:


1) Planejar a carreira

Antes mesmo de saber se estamos no caminho certo, é muito importante saber onde queremos chegar. Dos mentores eu nunca tive respostas prontas, mas através de questionamentos e opiniões de pessoas mais experientes e que já passaram por esse momento eu pude entender o tipo de carreira que mais se adapta ao meu perfil e quebrar alguns pré-conceitos que me impediam de seguir através dela.


2) Entender as diferentes indústrias com quem está dentro delas

Certa vez um mestre me disse que "é difícil optar por aquilo que não conhecemos". Escolher uma carreira que nunca experimentamos gera incertezas, e isso é normal. A melhor forma de avaliar as possibilidades que existem e se desenvolver naquela que escolhemos é podendo questionar e ouvir pessoas que já estão inseridas nela há algum tempo. A Minuano conta com mentores da mais alta qualidade em uma gama abrangente de indústrias. Ter opiniões pragmáticas de profissionais do mercado financeiro, de consultoria, tecnologia e varejo, por exemplo, tornou a busca por informações muito mais fácil para mim.


Ter um mentor é uma forma muito eficaz de planejar e desenvolver a carreira, mas contar com a mentoria informal de pessoas do seu trabalho, universidade, família e etc. também pode te ajudar a acelerar o caminho até seus objetivos. Se você tem um propósito e muita motivação para construir uma rede de alto potencial, fica o convite para fazer parte da Minuano!


--


Felipe é analista de Business Intelligence na Stone Pagamentos. Antes disso, foi estagiário em Consultoria pela Falconi, onde atuou nos setores público e privado, e trabalhou no mercado de energia na RTE, do Grupo EDF, em Paris. Felipe é graduado em Engenharia Elétrica pela UFRGS e pela École Centrale Marseille. LinkedIn

213 visualizações0 comentário
bottom of page