• Minuano

Vale a pena ter um mentor?



Ao longo de minha trajetória acadêmica e profissional, tive a oportunidade de colaborar com profissionais da mais alta qualidade. Estas experiências me levam a eleger três grandes benefícios de se ter um mentor: (1) desenvolver uma visão estratégica de carreira; (2) aprender formas práticas para acelerar a carreira; e (3) adquirir novos conhecimentos e habilidades, fundamentais para o sucesso.


Por que é importante ter uma visão estratégica de carreira?


Para responder esta pergunta, usarei uma metáfora criada por um famoso mestre de planejamento estratégico. Para o mestre, o mercado é como um território coberto pela neblina. Em tal território, cada um de nós deseja escalar até determinada altitude, mas, a partir do pé da montanha, não enxergamos o topo. Nesta metáfora, estratégia significa desenvolver um método para mapear o terreno e escolher a montanha certa. Na vida profissional, estratégia é entender a dinâmica do mercado de trabalho em que atuamos e tomar decisões acertadas para atingir nossos objetivos. E uma forma de fazer isso é tomar emprestada a sabedoria de um mentor com experiência na área.


O que são aceleradores de carreira?


Você certamente já ouviu falar dos unicórnios, não ouviu? São startups que ultrapassam a barra de US$1 bi em valor de mercado. Da mesma forma que startups usam aceleradoras e fundos de venture capital para acelerar seu crescimento, existem mecanismos para acelerar carreiras profissionais. Um exemplo são os notórios programas de trainee e MBAs. Além destes, há tantos outros menos conhecidos e formais, independente de sua área de atuação. Converse com um profissional experiente e você se surpreenderá!


Me formei! E agora, como continuo aprendendo?


Você já achou seu mentor? Na escola da vida prática, minha experiência mostra que aprender com os erros e acertos e buscar deliberadamente desenvolver habilidades é o que faz a diferença no longo prazo. Neste quesito, sou imensamente grato aos mentores que dedicaram seu tempo ao meu desenvolvimento, me ofereceram feedbacks construtivos e me desafiaram a refletir de forma estruturada sobre minha vida e meus objetivos pessoais e profissionais.


Para concluir, os benefícios de se ter um mentor são inúmeros. Além dos citados acima, há muitos outros para o próprio mentor e para as organizações envolvidas. Sendo assim, minha recomendação é que você balance a poeira e procure algum ex-aluno de seu curso que está na empresa dos seus sonhos, ou um funcionário mais experiente na empresa em que trabalha, e marque uma conversa. Busque um mentor que te desafie a pensar de forma estratégica e te ajude a acionar os aceleradores e a adquirir habilidades fundamentais à sua carreira.


--

Roberto Blum é Associate na H.I.G. Capital e fundador e mentor na Minuano; graduou-se em engenharia de produção pela UFRGS e pela Centrale Lyon e detém um MBA por Wharton. | LinkedIn

154 visualizações
  • LinkedIn Social Icon
  • Facebook Social Icon
marca2_positivo.png